Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Receita Estadual promove oficina na Procergs

O evento contou com a participação de profissionais de diversas áreas da Receita Estadual

Publicação:

Os resultados da oficina servirão de insumo para implementação de diversas melhorias e inovações
Os resultados da oficina servirão de insumo para implementação de diversas melhorias e inovações - Foto: Sefaz
Por ASCOM SEFAZ/PROCERGS

Com o objetivo de ouvir os contribuintes e mapear as principais dificuldades enfrentadas por eles e por outros usuários dos serviços disponibilizados, a Receita Estadual, em parceria com a Procergs, promoveu nesta quinta (18/5) uma oficina em Porto Alegre. Com base nos insights e nas sugestões que surgiram no evento, será possível desenvolver melhorias para simplificar as ferramentas utilizadas no cumprimento das obrigações tributárias.

O encontro contou com a participação de profissionais de diversas áreas da Receita Estadual, de representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (Sescon-RS) e de empresas. Na oficina, os especialistas da Procergs aplicaram métodos e dinâmicas participativos, a fim de estimular a troca de experiências, o debate e o surgimento de ideias.

“A simplificação é um fator fundamental para o Brasil crescer e nós temos que fazer essas transformações no Estado, independentemente do cenário nacional. Nosso foco é ter a emissão da nota fiscal como única obrigação do contribuinte”, afirmou o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Pereira. “O trabalho de hoje, ouvindo e dialogando abertamente com os contribuintes, servirá de insumo para implementarmos diversas melhorias e inovações que gerem valor público para a sociedade, como por exemplo, nas iniciativas do Receita 2030+ que enfatizam uma administração tributária digital”, detalhou.

As melhorias relacionadas a obrigações fiscais como a Escrituração Fiscal Digital (EFD) e a Guia de Informação e Apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (GIA) foram pontos de destaque durante a oficina. Os representantes de empresas e dos profissionais de contabilidade falaram sobre suas principais dificuldades e também sobre o que desejam em termos de simplificação das obrigações. A partir dessa conversa inicial, foram aplicadas as dinâmicas em grupo.

Em seguida, a fim de absorverem as reflexões e as contribuições, representantes da Receita Estadual acompanharam os participantes em mesas de debate que foram formadas. O trabalho conjunto permitiu que os problemas relacionados ao tema fossem identificados e que insights e sugestões de avanços fossem elencados.

No final do encontro, o resultado dos debates foi apresentado pelos grupos, com definição de medidas a serem priorizadas pela administração tributária. Entre os aspectos destacados estiveram as validações da GIA, da EFD e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), dispensas de obrigações, a simplificação da legislação, o acesso ao e-CAC, atendimento virtual e esclarecimentos de dúvidas.

Pela Procergs, o time de facilitadores que conduziu a oficina, aplicando o processo criativo com a abordagem de Design Thinking foi: Jamile Alves, Luciana Hahn, Luciana Menezes e Marcos Fallavena na facilitação gráfica.

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.