Procergs conclui em tempo recorde processamento do licenciamento 2024
Companhia finalizou em 2 dias o trabalho
Publicação:
O processo de licenciamento 2024 foi iniciado na madrugada do dia 1° de janeiro e concluído na madrugada do dia 2, com a disponibilização de 1,3 milhão de documentos eletrônicos aos cidadãos. Desse modo, foi superado o processamento da emissão dos documentos em 2023, executado em três dias.
“Existe uma limitação do próprio Sistema Nacional, o RENAVAM, que permite o processamento de 1.000.000 de documentos diários, caso contrário esse tempo de execução do processamento poderia ser ainda menor”, destaca o Analista de Negócios da Procergs, Ricardo Anello.
Com o processo de antecipação do pagamento do IPVA realizado entre os dias 20 e 28 de dezembro, em torno de um terço dos proprietários de veículos devedores deste imposto realizaram o pagamento em um período de apenas seis dias úteis, o que representa a metade do período disponibilizado para pagamento nos anos anteriores. Até o final do período foram quitadas 1,2 milhão de guias que resultaram na arrecadação total de 1,75 bilhão de reais.
Importante destacar que, recentemente, a equipe de Arrecadação da DFT-AR1 implantou, em tempo recorde, a migração para o novo sistema do IPVA. Confira aqui.
“Vale ressaltar a excelente parceria existente entre a Secretaria da Fazenda, o Detran e a Procergs, onde as equipes que atendem estes 2 órgãos desenvolveram excelentes soluções conjuntas ao longo dos anos, gerando resultados que são destaques no Brasil para os contribuintes/proprietários de veículos gaúchos. O RPV Online e a geração de QRcode PIX são provas disto”, destaca o analista de sistemas da Procergs, Laerton Gauer.