Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto “Juntos por um Futuro Sustentável” completa seis meses de impactos sociais e ambientais entregues

Conheça a dinâmica por trás da iniciativa do Setor de RSS, que nasceu oficialmente no dia 6 de junho de 2025

Publicação:

Antônio Pereira, Marcelo Assis, Sidney Martins e Silvia Brandão do Setor de RSS
Antônio Pereira, Marcelo Assis, Sidney Martins e Silvia Brandão do Setor de RSS - Foto: Douglas Adams/Procergs
Por Acom

O projeto “Juntos por um Futuro Sustentável” chega aos seis meses de vida com ações em prol do meio ambiente e da sociedade neste sábado 6/12. Os grandes objetivos da iniciativa estão consolidados em quatro pontos. São eles: não contribuir para o surgimento de novos problemas de saúde; reduzir a poluição ambiental; assumir os custos sociais e ambientais, sem repassá-los à sociedade; e combater a ampliação da desigualdade socioeconômica no mundo. Nos primeiros seis meses, os itens recolhidos totalizam 52.320 unidades de materiais que não vão mais poluir. 

Demonstrativo da arrecadação do JFS até novembro de 2025
Demonstrativo da arrecadação do JFS até novembro de 2025 - Foto: Alexandre Textor/Procergs

Sob a Chefia de Marcelo Assiso Setor de Responsabilidade Socioambiental e Segurança (RSS) abriga o projeto JFS, que é uma ação da pauta ESG (EnvironmentalSocial and Governance)dando enfoque aos problemas do meio ambiente. Isso permite planejar agir de forma integrada, favorecendo o desenvolvimento de ações preventivas, a redução da geração de contaminantes e a promoção da saúde.

A sustentabilidade pressupõe justiça social para as gerações atuais e futuras. Nosso objetivo é demonstrar que a Procergs é uma empresa socialmente responsável, comprometida com o equilíbrio entre desenvolvimento, justiça social e preservação ambiental. Então, é fundamental pautar a questão ambiental dentro da empresa, na mesma proporção em que se pensa na saúde do trabalhador, priorizando sempre a sustentabilidade”, destaca Assis sobre a dinâmica que envolve as ações de seu setor. 

Destinação dos materiais 

Os blisters de alumínio são doados para a Cooperativa Paz e Bem, de Caxias do Sul, as tampas plásticas vão para o Instituto do Câncer Infantil (ICI) e os lacres de latas (também de alumínio) recebem encaminhamento para a Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS), as duas últimas em Porto Alegre. 

Personagens centrais   

A estruturação da iniciativa “Juntos por um Futuro Sustentável” nasceu da experiência voluntária de três personagens muito importantes para o êxito do projeto que, mesmo em pouco tempo de atuação, já foi um dos finalistas do Prêmio ODS RS 2025 - 2ª EdiçãoA funcionária do Setor de RSS Silvia Brandão foi quem persistiu, desde 2018, com a ideia de desenvolver uma ação desse tipo. Além dela, Inês Schultz, que é voluntária do ICI, e Nilson Fernandes, funcionário da Procergs há 31 anos, completam o trio de pessoas decisivas para que o Setor de RSS da Procergs formalizasse um projeto de reciclagem como o JFS. Inês faz a conexão com as três instituições que recebem os materiais coletados e Nilson, voluntário da causa ambiental há anos, trouxe de casa para a empresa o saudável hábito de reciclar. 

Inês é uma das motivadoras do projeto
Inês é uma das motivadoras do projeto - Foto: Eliana Patrícia Stumpf e Douglas Adams/Procergs

Nilson também é um dos principais incentivadores do JFS
Nilson também é um dos principais incentivadores do JFS - Foto: Douglas Adams/Acom

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.