Balanço da Sipat 2025: foco no planejamento de longo prazo e centenas de colaboradores Procergs atendidos
Foram mais de 500 participantes nos cinco dias de atividades
Publicação:

A Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) 2025, realizada de 7 a 11 de julho, encerrou com um saldo mais do que positivo. De acordo com Marco Dutra, presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio), o sucesso do evento só foi possível graças ao empenho dos cipeiros da Procergs – como são chamados os integrantes dessa comissão. O tema deste ano foi “Cuidar da vida em todas as etapas”.
Nessa edição, foram cinco dias com muitas sessões de Quick Massage (de segunda a sexta-feira nos diferentes turnos), sendo três com Coffee Break, e quatro palestras (com transmissão na intranet) que trouxeram os temas envelhecimento saudável (por Vinicius Stefenon), diversidade geracional (por Dra. Michelle Clos), gestão financeira e previdenciária (por Claudia Piccinini da Icatu Seguros) e Projeto Integra (por Daniela Borba). O Coral Procergs, representado por 20 de seus integrantes e regido pelos maestros Manuel Abreu e Dimitrius Moccelin (respectivamente, 25 e 18 anos no coral), também marcou presença na cerimônia de abertura.
Em números, a Sipat 2025 teve mais de 500 participantes entre público (presencial ou online), palestrantes convidados e cipeiros. O público total das palestras foi de 236 participantes e das sessões de Quick Massage foi de 260 participantes. As QMs, que precisavam ser agendadas por e-mail, tiveram menos de 4% de ausência.
CUIDADO PARA OS ATUAIS FUNCIONÁRIOS E RECADO AOS FUTUROS COLABORADORES DO CONCURSO PÚBLICO 2025
Empregada concursada pela Procergs, a psicóloga Daniela Borba, idealizadora do Projeto Integra, ressalta algumas das vantagens em fazer parte da empresa. Sobretudo quanto às perspectivas de uma trajetória profissional que, por vezes, pode demandar a transição de carreira.
O Integra Procergs tem vários objetivos como, por exemplo, ajudar na preparação para a aposentadoria de forma planejada, mas também a preocupação de aproveitar o conhecimento do colaborador que atua com um determinado sistema/ferramenta que é desligado ou se torna obsoleto. “É sensacional entrar para uma empresa que pensa em todos os passos da tua carreira, desde o momento em que tu entras até o momento em que tu sais, e tudo o que acontece no intervalo de tempo que se tem dentro da Procergs”, comenta Daniela.
Além dos aspectos financeiros, como a remuneração e todos os benefícios concedidos, trabalhar na Procergs traz o sentido real de saber o quanto o teu trabalho é útil e produtivo para a sociedade. “A Procergs é uma empresa que não te limita. Ela te dá oportunidades para que tu possas ir além, com criatividade e sendo propositivo”, avalia a psicóloga.
APRENDIZADOS PARA A SIPAT 2026 E AGRADECIMENTOS
Para a Presidência e a Vice-Presidência da Cipa, alguns dos desafios práticos encontrados para a organização da Sipat 2025 vão servir como experiência adicional para a próxima edição. Os agradecimentos pelo apoio ao evento vão para a Diretoria, a DGP (Divisão de Gestão de Pessoas), a Acom (Assessoria de Comunicação), o SAD (Setor Administrativo), o SIE (Setor de Infraestrutura), a Asprocergs, os técnicos de Segurança do Trabalho, a Copa e os cipeiros, os responsáveis pela coordenação e organização das atividades.
POR DENTRO DA SIPAT
A Sipat é um evento anual obrigatório organizado pela Cipa. Por meio de palestras, treinamentos e outras atividades, a Sipat leva conscientização para os trabalhadores a fim de destacar a importância da segurança e da saúde no trabalho.
A organização da Cipa é determinada pela NR-5 (Norma Regulamentadora) para todas as empresas com mais de 100 funcionários. Na Procergs, a Cipa está em ação desde 1987.