É lançado o Programa RS+Digital
Iniciativa conta com a parceria da Procergs
Publicação:
O governador Eduardo Leite lançou, nesta segunda-feira (17/11), o Programa RS+Digital, iniciativa que conta com a parceria da Procergs e visa promover a transformação digital dos municípios do Rio Grande do Sul. A titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, apresentou a iniciativa em ato no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O evento oficializou, ainda, a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI RS) na administração estadual.
Durante sua manifestação, Leite destacou o papel importante desempenhado pela Procergs nos projetos do governo, elogiando a atuação do diretor-presidente, Luiz Fernando Záchia, e as equipes de trabalho da empresa.
Ao referir-se ao fato de que Estados e municípios precisam atuar de forma conjunta e integrada, o governador afirmou: “A vida das pessoas não respeita os limites dos mapas nem as atribuições estabelecidas nas instâncias de governo”. E complementou: “Interessa a todos nós que o cidadão, para quem trabalhamos, tenha uma vida melhor. Ele não quer saber se tal serviço é com o Estado, com o município ou com a União: precisa ser atendido, e nosso dever é proporcionar o acesso da forma mais simples e eficiente possível.”
Durante o evento, os primeiros 30 municípios, além da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), formalizaram o Termo de Cooperação (TC), com a assinatura eletrônica do governador e de Danielle, por meio do SEI RS. Na ocasião, também foi assinado o decreto que institui o RS+Digital.
Municípios que assinaram o Termo de Cooperação:
- Barros Cassal
- Boa Vista do Buricá
- Bom Jesus
- Campo Bom
- Candelária
- Cândido Godói
- Cotiporã
- Farroupilha
- Garibaldi
- Ibarama
- Imbé
- Jóia
- Lindolfo Collor
- Marcelino Ramos
- Monte Belo do Sul
- Muçum
- Nonoai
- Nova Prata
- Pinheiro Machado
- Redentora
- Rio dos Índios
- São José do Sul
- São Marcos
- São Miguel das Missões
- Sant'Ana do Livramento
- São Jerônimo
- Sério
- Tapejara
- Taquari
- Tupanciretã
Integração
O RS+Digital é uma plataforma integrada que oferece diversas soluções em tecnologia para os municípios que realizarem a adesão com o governo do Estado. A iniciativa está ancorada em três eixos:
- processos administrativos mais integrados e eficientes, com o SEI RS;
- serviços públicos acessíveis por meio do portal rs.gov.br;
- e ferramentas corporativas de produtividade que fortalecem a gestão municipal.
Ao falar sobre a lógica que orienta o programa, Leite enfatizou a centralidade do cidadão no processo de transformação digital. “Temos de colocar o cidadão no centro e pensar as soluções em função da vida dele, e não da nossa rotina dentro da repartição pública. Somos nós que trabalhamos para ele, e não o cidadão que tem de percorrer longos caminhos para facilitar o trabalho do servidor”, ressaltou.
O governador reforçou que a digitalização não pode reproduzir a fragmentação do mundo analógico. “Não podemos transferir para o ambiente virtual aquela gincana que o cidadão vivia no mundo físico, tendo de descobrir qual portal ou repartição acessar para resolver o problema. Nossa obrigação é unificar, para que as pessoas saibam onde encontrar todos os serviços dos quais precisam”, disse.
"Temos de colocar o cidadão no centro e pensar as soluções em função da vida dele", disLeite também destacou que o RS+Digital nasce do compromisso municipalista do governo. “Precisamos trabalhar conjuntamente. O cidadão para quem vocês, do município, trabalham é o mesmo para quem eu trabalho. Por isso, integrar numa mesma plataforma serviços do Estado, dos municípios e até da União é entregar valor real para a sociedade”, afirmou. “Devemos aproveitar tudo o que o digital nos proporciona de agilidade, facilitação e desburocratização e transformar isso em benefícios concretos para o cidadão.”
Entre os presentes estavam a presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Adriane Perin de Oliveira, prefeitos e representantes das equipes técnicas do Estado.
SEI RS
O SEI RS Municípios, uma das soluções incluídas no pacote do RS+Digital, tem o objetivo de simplificar a gestão processual e documental nas prefeituras. A tramitação de processos é realizada de forma 100% eletrônica, eliminando o uso de papel – o que garante mais agilidade e transparência na administração municipal. Além da ferramenta, o governo estadual disponibilizará a capacitação das equipes e o apoio operacional a todos os municípios que assinarem o acordo de cooperação.
Desde novembro de 2025, o SEI RS também é a plataforma oficial do governo estadual para a gestão de documentos e processos eletrônicos, substituindo gradualmente o antigo sistema Proa. A transição abrange 62 órgãos das administrações direta e indireta e mais de 40 mil servidores.
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é adotado como referência pelo governo federal e oferecido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) a partir do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), assinado em 2024 pelo Rio Grande do Sul. A implantação da plataforma no Estado é liderada pela SPGG, com apoio da Procergs - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul.
Inteligência artificial e serviços
Ao aderirem ao RS+Digital, os municípios também poderão disponibilizar seus serviços voltados ao cidadão por meio do portal rs.gov.br, que já concentra mais de 700 serviços do Estado. O site foi reformulado em 2025 e apresentou como novidade a presença da GurIA, assistente virtual baseada em IA que esclarece dúvidas dos cidadãos pelo chat, por meio de mensagens escritas ou áudio. Além do portal, a GurIA também responde pelo WhatsApp (51 3210-3939).
O rs.gov.br é uma das iniciativas que vem posicionando o Estado como referência em governo digital, acumulando diversos prêmios nos últimos anos. Mensalmente, são cerca de 6,9 milhões de acessos, com satisfação de 85% dos usuários. Com a adesão à plataforma, os municípios também poderão evoluir quanto ao acesso dos serviços municipais pelos cidadãos e atuarão de forma alinhada à Estratégia Estadual de Governo Digital.
Outra solução oferecida pelo RS+Digital é o Microsoft 365, que reúne ferramentas on-line de trabalho como Word, Excel, PowerPoint e Teams. Na plataforma, adotada pelo governo estadual, também está incluído o Copilot, assistente de inteligência artificial que auxilia os usuários em tarefas diárias, otimizando o tempo de trabalho.
Gestão pública
No eixo voltado à gestão, o RS+Digital agrega soluções em diferentes áreas, como compras públicas. Os municípios que aderirem à plataforma poderão implantar um sistema informatizado de gestão de compras, garantindo padronização e transparência.
“Estamos construindo um Estado mais digital, que avança ao lado dos municípios. Esse esforço conjunto irá gerar um ecossistema digital mais integrado, simples e eficiente para toda a população”, resumiu Danielle.
Os municípios ainda terão acesso a iniciativas utilizadas pelo Estado no âmbito de inteligência territorial e georreferenciamento, como a Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (IEDE/RS), que permite o acompanhamento territorial integrado e a tomada de decisão baseada em evidências.
Outro sistema que fortalece a capacidade de resposta dos municípios é o Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP-RS), pelo qual é realizado o monitoramento de áreas atingidas pelas enchentes e o acompanhamento da execução de obras.




